A décima edição do Festibérico, o festival bianual de cinema Português e Espanhol, apresenta filmes de realizadores experientes e de jovens promessas. O decano é Manoel de Oliveira, que faleceu em Abril do ano passado com 106 anos de idade. Visita ou memórias e confissões, filmado em 1982 e guardado para apresentação pública apenas após a sua morte, será exibido em conjunto com o seu primeiro filme (de 1931!), prestando desta forma o Festibérico uma homenagem a este grande cineasta português. A jovem realizadora espanhola Paula Ortiz ousou filmar uma peça que pertence à memória colectiva de Espanha. La novia, baseado na obra Bodas de sangre de Federico García Lorca, logra em trazer as paixões da peça de teatro à tela de cinema. Outros experientes no programa são Javier Fesser com o seu filme de animação Mortadelo y Filemón contra Jimmy el Cachondo e Miguel Gomes, cuja triologia As mil e uma noites será exibida antes, durante e após o Festibérico. Contando também com os jovens convidados Pablo Hernando (Berserker) e João Pedro Plácido (Volta à terra), o Festibérico oferece uma perspectiva muito actual do panorama cinematográfico Português e Espanhol.
A destacar no programa a abertura oficial pelos representantes das embaixadas de Portugal e Espanha, as sessões de perguntas e respostas com os nossos convidados e a actuação do guitarrista de flamenco de fusão Marcos Teira com o baixista Rafael Morales no domingo dia 24 de Abril.
Todos os filmes são falados em Português ou Espanhol e legendados em Inglês, salvo indicação em contrário. De forma a tornar este festival possível, o preço dos bilhetes para cada sessão é de € 11. Os bilhetes podem ser adquiridos online em www.festiberico.net ou www.filmhuis-lumen.nl.