O FESTIBÉRICO 2010 oferece uma visão actual do cinema Português e Espanhol incluindo sessões especiais com apresentações e convidados. No dia 15 de Abril, quinta-feira, os embaixadores de Espanha e Portugal voltam a abrir oficialmente o FESTIBÉRICO. Nessa noite é projectado ARENA, vencedor da Palma de Ouro para curtas metragens em Cannes 2009, seguido de LOS GIRASOLES CIEGOS, um filme sobre a guerra civil espanhola.
Sexta 16 de Abril é um dia dedicado ao fado com o filme AMÁLIA antecedido pela animação GUISADO DE GALINHA.
No dia 18 de Abril são exibidos dois documentários. Durante a tarde pode ser visto PARE, ESCUTE, OLHE, o melhor documentário português de 2009 segundo o doclisboa, um último retrato sobre a ameaçada linha ferroviária do Tua. À noite, o reconhecido realizador Luis Buñuel é a figura central em EL ÚLTIMO GUIÓN, BUÑUEL EN LA MEMORIA, no qual o seu filho Juan Luis Buñuel, acompanhado do argumentista e amigo Jean Claude Carrière, visitam os lugares da vida do cineasta. O realizador do documentário Gaizka Urresti estará presente nesta sessão.
No dia 20 de Abril, antes da EL CANT DELS OCELLS, haverá uma apresentação pelo Instituto Cervantes sobre o cinema espanhol e a sua situação na Holanda.
No dia 22 de Abril o director espanhol Javier Fesser e o productor Luis Manso apre-sentam o filme CAMINO, vencedor dos Goyas de 2009 para melhor filme, melhor realizador e melhor actriz principal.
No dia 23 de Abril oferecemos YO, TAMBIÉN, uma história enternecedora que ganhou recentemente o prémio do público no festival internacional de Roterdão.
Sábado 24 de Abril conta com a presença do realizador Marco Martins na exibição do seu filme ALICE, vencedor do prémio melhor filme da Quinzena dos realizadores Cannes 2005. O Domingo 25 à tarde é dedicado à mostra de filmes de animação dos dois países como também já é tradição do festival.
Esta sétima edição do FESTIBÉRICO é organizada em colaboração com as embaixadas de Espanha e Portugal, o Instituto Cervantes, o Instituto Camões, o Instituto do Cinema e do Audiovisual ICA de Portugal, a Agência da Curta Metragem e outras organizações espanholas e portuguesas. Informação actualizada sobre o FESTIBÉRICO está disponível aqui, na página do festival (www.festiberico.net).
Todos os filmes são falados em português ou espanhol e legendados em inglês, excepto quando mencionado.